domingo, 19 de junho de 2016

Etapas “rompe piernas”

Bosques, sim, num sobe e desce constante nas montanhas da Galícia

Talvez tenha exagerado ao me referir num post abaixo, sobre a terceira etapa de nossa peregrinação pelo Caminho Inglês a Santiago de Compostela, de que ela havia sido do tipo sonho de todo peregrino. Hoje faço mea culpa, pois, no entusiasmo de termos completado o percurso, me referi apenas aos bosques perfumados e aos pueblos perdidos no tempo..., para compor a poesia do Caminho. Efetivamente, me esqueci do sobe e desce constante em todo o percurso de 20 quilômetros, que é efetivamente a característica que faz a referida etapa de Pontedeume a Betanzos ser citada nos guias como “rompe piernas”.
As dores no corpo, contudo, foram arrefecidas pelo entusiasmo, proporcionando um ânimo decisivo para que terminássemos o dia em alto astral, visitando o rico patrimônio de Betanzos e comemorando no Miranda, premiado algumas vezes por oferecer a melhor tortilha da Galícia, quiçá do mundo. Realmente, campeã!
Enfim, para que mais uma vez não seja desprezada a geografia da quarta etapa de nossa peregrinação, de Betanzos a Presedo, com raquíticos 11,8 quilômetros, deve ser enfatizado que o trecho possui todas as características que fizeram o esplendor da anterior. Ou seja, ainda que bem mais curta, houve preciosos momentos de bosques perfumados e pueblos... e, conforme é possível avaliar neste momento enquanto descansamos no albergue de Presedo, também foi repleta de subidas e descidas, uma autêntica “rompe piernas”.
Ah! Originalmente, este texto deveria ter sido postado ontem, 18, conforme pedido de desculpa apresentado no post anterior. Pois hoje, ao final da peregrinação da quinta etapa de nosso Caminho Inglês a Santiago de Compostela – de Presedo a Bruma, com 15,1 quilômetros –, informo que esta também deve ser elevada ao status de uma “rompe piernas”... Entre subidas e descidas, após 7 quilômetros desde Presedo, somos presenteados com uma subida estupenda, durante 2 quilômetros, de 147 para 355 metros – aliás, o ponto mais alto do Caminho Inglês!!!
Felizmente, como as duas anteriores, enfrentamos bem esta etapa, alegres com a companhia da amiga santiaguense Carmen Vázquez Nolasco, que trouxe o querido pai Lizardo, que em poucos dias completará 75 anos e surpreendeu a todos com sua vitalidade e alegria de viver.
Viva Santiago!

#pedrasdocaminho

Ânimo, com a companhia de Carmen e seu pai Lizardo, para enfrentar mais uma etapa, do tipo sonho de peregrino. Ou não?


Exemplares de livros de minha autoria no ponto mais alto do Caminho Inglês

Nenhum comentário:

Postar um comentário