sexta-feira, 17 de junho de 2016

Desfrutar e buscar

Água pura: “Por los vecinos de la fuente 1884”

A terceira etapa de nossa peregrinação pelo Caminho Inglês a Santiago de Compostela, de Pontedeume a Betanzos, foi daquelas que todo peregrino persegue em sonho. Não houve, por exemplo, a necessidade de caminhar em meio a veículos, quando muito em estreitas vias que unem pueblos esparsos e perdidos no tempo, e que estão circundados por bosques perfumados e repletos de pássaros...
É claro que não estamos no Caminho Francês, declarado Patrimônio Mundial pela Unesco, e portanto não é o caso de se exigir construções medievais e o rico legado cultural, artístico e arquitetônico de uma rota jacobea tradicional. Mas é, sim, um Caminho de Santiago, peregrinado por muitos ingleses que chegaram ao longo dos séculos aos portos de Ferrol e A Coruña – e proporciona momentos incríveis para quem busca viver intensamente os mistérios da peregrinação às relíquias do Apóstolo de Jesus, Tiago Maior, que repousam na cripta da Catedral de Compostela.
Esta nossa terceira etapa teve cerca de 20 quilômetros, e não se trata nem de recomendar, mas de frisar que a melhor, ou única, opção é realizá-la com uma parada em Miño, quase exatamente no meio do trajeto, onde é possível selar a credencial de peregrino na sede do Concello e se abastecer em algum dos muitos cafés da cidade. Afinal, como se disse, entre Pontedeume e Miño, e entre Minho e Betanzos, só é possível encontrar pueblos esquecidos e bosques... O que não é pouco!
E, claro, ao final da etapa, em Betanzos, nos surpreendemos com os edifícios históricos do casco antigo, que revelam a importância da cidade galega, com destaque, naturalmente, para as igrejas dedicadas a Santiago, a São Francisco e a Santa Maria do Azougue...
Em meio a tantas reflexões proporcionadas pela peregrinação neste ambiente, cito apenas uma, singela, eis que muito pessoal, pois em algum trecho desta etapa, muito possivelmente em seu início, superei a marca dos 2.000 quilômetros peregrinados pelos Caminhos de Santiago, já que, até então, considerando as cinco peregrinações anteriores, havia somado 1.960 quilômetros – um pouco mais, ou um pouco menos, tantas são as contradições entre as distâncias anunciadas oficialmente e em sites do Caminho.
Assim, repleto de felicidades por termos chegarmos muito bem ao moderno albergue de Betanzos, mantido pela Xunta da Galícia, esta terceira etapa do Caminho Inglês foi ideal para desfrutarmos os mistérios do Caminho e continuarmos nossa busca, uma gana que parece mover todo peregrino, visando se autoconhecer, se aprimorar, se lapidar, enfim, ser uma pessoa melhor.

#pedrasdocaminho

Bosques perfumados, em meio a pueblos perdidos no tempo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário