terça-feira, 2 de julho de 2019

Iniciação diária


Caminhando os perfumados bosques da Galícia...

Ah! Os bosques da Galícia! Há 10 anos, em 2 de julho, realizei a 27ª etapa de minha peregrinação pelo Caminho Francês, de Palas de Rei a Arzúa, com cerca de 30,5 quilômetros...
#10yearchallenge
#pedrasdocaminho
#xacobeo2021

O texto abaixo foi publicado no primeiro livro da trilogia Pedras do Caminho: Meu Encontro no Caminho de Santiago!

SÁBADO COM SANTIAGO...

Os bosques da Galícia oferecem paisagens que devem existir no paraíso. Elas são um convite à contemplação, reflexão, oração... e tem tudo a ver com os momentos cruciais que antecedem o encontro com Santiago! Com Santiago? E você?
Pois é, aquele reencontro comigo, que cheguei a cogitar no início do Caminho, estou tendo diariamente. Acho que até acostumei kkkkk A cada dia que acordo, me preparo, dou os primeiros passos no Caminho e me sinto renovado. É uma experiência curiosa que vale a pena sentir.
O amigo Sérgio Moita comparou a peregrinação à Santiago de Compostela a uma nova iniciação! Concordo, pois ao raiar o dia no Caminho você vê a luz... do novo dia... e as projeções do que você faz da sua vida o leva a passear no passado, presente e, claro, no futuro..., incerto, mas tão simples, palpável... que a única vontade que você tem é agradecer: estou vivo!
O resto você já sabe...
Uma iniciação diária, Moita, o começo do recomeço, a espiral infinita da vida... Este é o Caminho!
O encontro com Santiago estou prevendo para sábado. Ontem à noite, quarta, 1 de julho, ao traçar a estratégia deste momento da peregrinação, decidi completá-la em três etapas. Primeiro, diante de inúmeras contradições quanto à quilometragem da rota, resolvi adotar o guia Rother para definir o roteiro. E constatei que até então estavam restando 73,1 quilômetros até Santiago...
Combinei comigo fazer hoje 30,5 quilômetros, de Palas de Rei a Arzúa. Uma pernada que deu certo. Cheguei bem, consegui somar 756,3 quilômetros, e me instalei num albergue da Red de Albergues, muito bem localizado em Arzúa. Dica do Acácio da Paz, que é secretário da Red. Agora, restam 42,6 quilômetros!
Para amanhã, sexta 3, programei a etapa 28, de Arzúa a Pedrouzo, cujo percurso é exatamente a metade, 21,3 quilômetros. E no sábado 4, de Pedrouzo a Santiago de Compostela, completando os 798,9 quilômetros, de Saint Jean Pied de Port a Santiago, conforme o guia alemão.
Enfatizo a referência ao guia Rother, pois o site www.caminodesantiago.consumer.es diz que o trecho de Arzúa até Santiago tem 39 quilômetros, sugerindo fazê-lo de uma só vez.
Não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário