quinta-feira, 4 de junho de 2015

Reflexões em Oviedo

Chove em Oviedo: oportunidade para refletir e equalizar 

Como as situações estão acontecendo sem atropelos, redobro minha vigilância, já em Oviedo, buscando as melhores alternativas em cada passo e focado em equalizar meu relógio com o fuso horário da Espanha, cinco horas a mais em relação ao Brasil. O impacto no corpo e na mente, que afinal comanda o corpo... ou seria o contrário... bem, esse impacto é poderoso para definir o ânimo em minhas decisões, na solidão dos meus pensamentos e na saudade que me acompanha. O que me acalenta, via Face e WhatsApp, é o amor da mulher e o carinho dos irmãos e amigos. E, claro, o olhar e atenção das muitas pessoas que já encontrei e vou continuar encontrando em mais esta peregrinação a Santiago de Compostela.
No voo de São Paulo a Madri, foi a doce dona Terezinha, com seus 78 anos, e a coragem de viajar sozinha para Lisboa, para rever parentes, que me aquietou e eu a ela. No voo de Madri ao aeroporto das Astúrias, três poltronas para compartilhar minhas reflexões. No táxi até Oviedo, muita troca de energia com o uruguaio que com a família há 12 anos vive aqui, terra dos pais... Na magnífica Catedral de Oviedo, a gentileza e o sorriso fraterno no acolhimento de peregrinos de todo o mundo que vão celebrar O Salvador e se surpreender com as relíquias da Câmara Santa, onde está o Santo Sudário que cobriu o rosto de Jesus. Na oficina da Catedral obtive minha credencial de peregrino e meu primeiro selo...
Dormi, sonhei, sofri com câimbras, e me recuperei um pouco. Dia ainda, com a cidade pulsando – os Correios, por exemplo, encerram atividades às 20h30! – voltei a caminhar, procurando clarear as ideias e alinhar os ponteiros. Depois do farto menu do almoço, optei por uma salada e fui surpreendido com a combinação de cogumelos fritos ao alho. Excelente, comentei com o garçom, um boliviano casado com uma brasileira de Anápolis, que brincou: “Cogumelos à passarinho!”, sem antes me alertar a ter cuidado nos passos de minha peregrinação.
Pois é, com as coisas dando certo, redobro minha atenção – já na cama, passando das 22 horas – limite de dia para um peregrino..., mas, no Brasil, pouco mais de 5 da tarde.
Vou buscar... o sono e, quem sabe, conferir o planejamento de minha peregrinação pelo Caminho Primitivo, que começarei no sábado, em 14 etapas, totalizando cerca de 312,8 km. Vamos ver na prática...
1ª Etapa, Oviedo a Grado, 23,6
2ª Etapa, Grado a Salas, 21,6
3ª Etapa, Salas a Tineo, 19,8
4ª Etapa, Tineo a Borres, 15,2
5ª Etapa, Borres a Berducedo, 26
6ª Etapa, Berducedo a Grandas de Salime, 19,6
7ª Etapa, Grandas de Salime a Fonsagrada, 27,6
8ª Etapa, Fonsagrada a O Cádavo, 25,4
9ª Etapa, O Cádavo a Lugo, 31
10ª Etapa, Lugo a San Romão da Retorta, 19,6
11ª Etapa, San Romão da Retorta a Mélide, 30,2
12ª Etapa, Mélide a Arzúa, 14
13ª Etapa, Arzúa a O Pedrouzo, 19,4
14ª Etapa, O Pedrouzo a Santiago de Compostela, 19,8.
"Quien va a Santiago y no al Salvador, visita ao siervo y deja al señor", diz antigo provérbio do Caminho de Santiago, referindo-se a Oviedo, que abriga a Catedral de San Salvador - com suas relíquias, entre as quais o Santo Sudário... Hoje, finalmente, corrigi a falha que carregava comigo desde 2009, quando peregrinei o Caminho Francês.
Estou alerta, como no tempo de “lobinho”; estou confiante, como um peregrino de fé. Nada me faltará. Santiago, passa à frente!

Na Catedral de Oviedo: honrando o Salvador

El Salvador, no interior da Catedral 

Santo Sudário: relíquias na Câmara Santa da Catedral

#pedrasdocaminho

Nenhum comentário:

Postar um comentário