segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Caminho dos Imigrantes. Passos em família


Gruta do Poço Certo: momento de reflexão no espetáculo da Natureza

A trilha à Gruta do Poço Certo, na Lomba Alta, município de Alfredo Wagner, também pode ser incluída no rol das rotas tangenciais do Caminho dos Imigrantes, em Santa Catarina – que visa resgatar a histórica travessia entre Florianópolis e Lages. O trajeto tem apenas 3,8 quilômetros e leva o caminhante à hospitaleira comunidade local, colonizado pelas famílias imigrantes Althoff, Schweitzer, Schimidt e Frantz, que dotaram a atração com infraestrutura que facilita o acesso ao espetáculo da Natureza.
A gruta, que foi um antigo cemitério indígena, tem esse nome porque a tradição conta que caçadores de paca costumavam ir ao lugar e era certo que sempre voltariam com a caça. O trajeto foi escolhido para selar um encontro fraterno de gerações descendentes de famílias de imigrantes alemães – além de celebrar nossa despedida da serra catarinense. No seleto grupo, presença dos Netto (originalmente Heindorn), Althoff, Schimidt e Frantz.
Domingo 29 nossa partida foi em frente ao Museu de Arqueologia de Lomba Alta. O acesso ao Poço Certo é muito fácil e, após passar pela Capela dedicada à Santo Antônio, basta seguir à esquerda por uma estrada de terra cercada por áreas reflorestadas por pinheiros exóticos. Houve um tempo em que essas áreas eram repletas de araucárias, o pinheiro brasileiro, que foram derrubadas antes de serem protegidas contra a extinção.
Após uma hora e meia de subidas e descidas, com grau de dificuldade nível 2, numa escala de 1 a 5, chegamos à comunidade do Poço Certo. Escolhemos um bom local para descanso e iniciamos a preparação de um piquenique colonial com delícias da gastronomia serrana: pão de milho, queijo, linguiça, pinhão cozido, toucinho do céu... Momento de descontração e lembranças de causos, contatos principalmente por Marízia, Osli e Sandra, e ouvidos atentamente por mim e os jovens Izabela e Ramon; sem falar de Billy e Luna...
Com as forças recuperadas, o grupo seguiu à Gruta, descendo por uma trilha junto à encosta do morro, dotada de corrimões de madeira e bancos de apoio – tudo feito pelos donos da propriedade, que demonstram um sincero prazer pela presença de visitantes. A vista ao longe continua magnífica e a surpresa logo vem quando se chega à gruta, que se assemelha a uma caverna aberta, com amplo salão encravado na rocha e que tem ao lado uma cachoeira com 42 metros de altura. No salão, um delicado altar com a imagem de Nossa Senhora e várias bancos convidam à oração.
Após alguns instantes de êxtase, em que cada um teve a oportunidade de investigar os diferentes espaços da gruta, nos sentamos diante do altar. Osli lê uma passagem bíblica e nos brinda com reflexões pertinentes. De mãos dadas oramos e agradecemos as bênçãos merecidas.
É hora de partir e, como já o conhecemos, o Caminho de volta nos parece mais curto. Boa Caminhada!

 Acesso ao Poço Certo: 3,8 quilômetros até a gruta

Passeio reuniu membros de tradicionais famílias de imigrantes

Comunidade do Poço Certo: hospitalidade da Família Althoff

Animais vieram recepcionar os caminhantes

Piquenique colonial na chegada ao Poço Certo

Comer e descansar antes do caminho à gruta...

Iniciando a trilha à gruta

Na trilha, o descanso de uma guerreira...

Sinalização convida visitantes à outras conexões

Infraestrutura garante segurança e facilita acesso à gruta

Reencontro de irmãs: Marízia e Sandra

A paisagem continua fantástica!

Gruta contempla singelo altar e bancos para visitantes

Junto à gruta, a cachoeira compõe cenário natural

Billy confere o precipício: tração nas quatro patas...

Billy e a amiga Luna: explorando cada espaço da gruta

Com Marízia: enfim, é a hora de voltarmos

Retorno à Lomba Alta: passeio gravado em nossos corações

5 comentários: