segunda-feira, 25 de maio de 2020

Mais 2 títulos em e-book


Passos do Amor: o resgate da célebre peregrinação de Francisco, de Assis a Santiago de Compostela

Com exclusividade no portal www.amazon.com.br iniciei domingo passado, 24, a disponibilização de dois livros (dos oito que escrevi) sobre minhas pesquisas e peregrinações pelo Caminho de Santiago. Depois da trilogia “Pedras do Caminho” – que envolveram os Caminhos Francês, Português e Aragonês – agora foi a vez de dois títulos da série “Descobrindo novos Caminhos”: “Descobrindo novos Caminhos, as pedras do Caminho Sanabrês a Santiago de Compostela” e “Passos do Amor, a peregrinação de Francisco, de Assis a Santiago de Compostela”.
A data escolhida é emblemática na história de São Francisco de Assis – o Novo Apóstolo –, pois foi em 25 de maio de 1230, portanto há 790 anos, que seu corpo foi transferido da Igreja de São Jorge, onde estava sepultado desde a morte (em 3 de outubro de 1226) para sua nova basílica, em Assis. Aliás, a Basílica foi consagrada pelo Papa Inocêncio IV em 1253, também em 25 de maio. Atualmente, contudo, a Família franciscana celebra estes acontecimentos a cada 24 de maio.
Em “Passos do Amor” resgato a peregrinação feita por São Francisco no século XIII, entre 1213 e 1215, de Assis, na Itália, a Santiago de Compostela, na Espanha, logo após ter recebido autorização do Papa Inocêncio III para continuar seu trabalho evangelizador junto aos pobres, que deu origem à Ordem dos Frades Menores (OFM).
A célebre peregrinação compreendeu cerca de 2.500 quilômetros e está revelada no Capítulo 4 dos “Fioretti”, os famosos relatos medievais sobre os feitos de Francisco e de seus companheiros... Para compor a obra, busquei recriar o itinerário de Francisco e, em junho de 2014, comemorando o oitavo centenário da peregrinação, acompanhado de minha esposa, a também jornalista Sandra Luzia Netto, percorremos de trem, ônibus e carro o trajeto de Assis a Compostela, para pesquisar, fotografar e resgatar a tradição entre moradores e religiosos nas cidades por onde Francisco passou. Os relatos são ilustrados com mais de 100 fotos e surpreendem, ao combinar história, lenda e mística.

Descobrindo novos Caminhos: as pedras do Caminho Sanabrês, desde Zamora...

Em “Descobrindo novos Caminhos” relato a peregrinação realizada pelo Caminho Sanabrês. Nesta jornada, iniciei a rota ainda na Vía de La Plata, exatamente em Zamora, um dos mansios da formidável rede de vias romanas que funcionou na Península Ibérica e está descrita no famoso Itinerário Antonino. Foram 16 dias de peregrinação, cerca de 423 quilômetros, por paisagens fantásticas e rico patrimônio cultural até alcançar Santiago de Compostela, onde mais uma vez pude venerar as relíquias do Apóstolo de Cristo na cripta da Catedral, e me reencontrar comigo, na minha incessante busca por conhecimento, autoconhecimento, paz interior, momentos de reflexão sobre a existência, sobre o que fez, o que faz e o que ainda pretende fazer nesta curta, porém, rica, bela, agradável... experiência de vida.
Buen Camino!
#pedrasdocaminho

PS.: Sobre a promoção dos livros impressos (com três títulos já esgotados...), conforme posts abaixo (50% de desconto!), informo que ela encerrará em 31 de maio – com a anunciada abertura das livrarias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário