quarta-feira, 27 de maio de 2020

#10yearchallenge

Xacobeo 2010: indulgência plenária ao peregrino

Inicio com certo atraso, mas, enfim... Nesses dias de reflexão proporcionada pelo isolamento social em face à pandemia do novo coronavírus decidi enfrentar o desafio #10yearchallenge – considerando também que permaneço em sabbatical – para celebrar os 10 anos de minha peregrinação pelo Caminho Português.
Assim, a partir de agora, passo a postar, cronologicamente, as publicações feitas em 2010 – e que integram o conteúdo do livro “Pedras do Caminho II, Sentido do Perdão no Caminho de Santiago de Compostela”.
O grande diferencial desta segunda peregrinação (a primeira ocorreu em 2009 pelo Caminho Francês, desde Saint Jean Pied de Port) foi que tratou-se do Xacobeo 2010, ou seja, Ano Jacobeo, Ano Jubilar, Ano Santo Compostelano, enfim, ano em que 25 de julho, Dia de Santiago, cai em domingo, o que, segundo bula papal, todo peregrino que vai a Santiago de Compostela é contemplado com indulgência plenária, ou seja, o perdão dos pecados.
Números redondos são motivo de festa, apesar de considerar um ciclo completo o 12º ano, em referência ao horóscopo lunar chinês, pois foram 12 animais que compareceram ao convite de Buda para comemorar o Ano Novo. 2010 foi ano do tigre; 2020 é ano do rato...
Buen Camino!
#pedrasdocaminho

10 etapas, de Oporto a Santiago de Compostela

Postado em 14.01.10, 11h42 >>>>
Em 2010, o Caminho Português!!!

Com muito ânimo, iniciei em janeiro minha preparação para peregrinar este ano o Caminho Português, saindo de Oporto rumo a Santiago de Compostela. São cerca de 240 quilômetros, que pretendo percorrer em 10 dias – ou seja, mantendo a média de 24 quilômetros por dia... Para isso, é preciso muito mais do que preparo físico.
2010 é Ano Santo Compostelano, quando o Dia de Santiago Maior, 25 de julho, cai num domingo. Santiago e todos os Caminhos que levam ao túmulo do Apóstolo estarão em festa; assim espero. O Vaticano estima que mais de 6 milhões de peregrinos irão a Santiago durante todo o ano. Afinal, peregrinar o Caminho de Santiago em Ano Santo garante indulgência plenária. Há quem diga mais: sim, perdão a todos os pecados consumados e mais três a serem praticados...
Não é o meu caso. Como na peregrinação que fiz em 2009 pelo Caminho Francês (800 quilômetros em 29 dias), volto para reiterar a minha fé; para, como já disse e escrevi (em postagens feitas durante o Caminho no BlogComCebola e no livro “Pedras do Caminho, Meu encontro no Caminho de Santiago de Compostela”), me encontrar comigo; para, desta vez, me aventurar por terras portuguesas, naturalmente de meus antepassados; para... tantos são os motivos que me tornaria cansativo.
Como da primeira vez, farei as postagens no blog – que já soma cerca de 3.000 acessos (NA: em 16 de fevereiro de 2012 eram exatos 8.201, enquanto em 30 de abril de 2013, 11.849, e atualmente foi retirado do ar pela UOL, sob alegação de fim de contrato com o desenvolvedor da plataforma...), o que me deixa profundamente feliz e me leva a acreditar que tenha colaborado para inspirar outras pessoas, amigos ou desconhecidos, a fazer a peregrinação, uma experiência fantástica.
Por ora, continuo desenvolvendo o projeto do livro (*) que mostra a peregrinação pelo Caminho Francês...

(*) O livro “Pedras do Caminho, Meu encontro no Caminho de Santiago de Compostela” foi impresso no Verão de 2013 e teve lançamento nacional em 11 de março, no foyer do Teatro Guarany, Centro Histórico de Santos/SP

Postado em 11.04.10, 22h36 >>>>
Meu retorno

Traçando meu plano de viagem, decidi que vou começar minha segunda peregrinação a Santiago de Compostela, agora pelo Caminho Português, no dia 6 de junho, um domingo, partindo da cidade de Oporto. Isso, é claro, se minha ansiedade não resolver antecipar o início para sábado, considerando que desde sexta-feira deverei estar na bela cidade portuguesa.
A ideia é peregrinar os cerca de 240 quilômetros, entre Oporto e Santiago, em 10 dias, exigindo uma média de 24 quilômetros por dia – o que, convenhamos, é tranquilo, considerando a média de 27,5 quilômetros por dia que adotei na peregrinação de 2009 pelo Caminho Francês (800 quilômetros em 29 dias).
Em termos físicos e psicológicos, considero-me melhor preparado que da primeira vez. O fato de não ser mais um iniciante certamente representa alguma vantagem. Entre outras, minha mochila terá efetivamente o necessário; em vez de um notebook de 15 polegadas, levarei um netbook de 10 polegadas, muito mais leve. Mas, com certeza, cada peregrinação é uma peregrinação e não me deixarei descuidar por um eventual excesso de autoconfiança...
A quem se dispuser me acompanhar, desde já agradeço, e, ao final de cada jornada, darei detalhes da peregrinação, com relatos e imagens. Selo aqui este compromisso; conquanto consiga uma conexão wifi e segurança na transmissão dos dados. A energia desse olhar à distância é importante e foi fundamental na primeira vez, pois me deu ânimo e, com disposição, busquei melhorar a cada etapa – o que resultou num blog dinâmico e, mais recentemente, no livro “Pedras do Caminho, Meu encontro no Caminho de Santiago de Compostela”.
Pois é, com apoio do amigo e ex-professor de fotografia João Batista Mendes Neto, que carinhosamente chamo de Búfalo Bill – que selecionou e tratou com dramaticidade as imagens do livro – consegui preparar uma bela edição com 208 páginas. (NA: E que seria reduzido para 152 páginas). Como primeiras providências, enviei uma cópia para registro no Escritório de Direitos Autorais da Fundação Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, e solicitei orçamentos em várias gráficas. A partir daí, passei a enviar propostas de apoio a empresas e instituições. Além disso, por meio de amigos, meu jornal, neste blog... vou anunciando o empreendimento, que pretendo lançar em julho, em Santos, durante a Semana de Santiago (*). O incentivo que recebo é grande. De repente...
(*) A edição do primeiro livro da trilogia “Pedras do Caminho” só viria a se concretizar no Verão de 2013.

Confessionário na Catedral de Santiago de Compostela

Nenhum comentário:

Postar um comentário