sexta-feira, 19 de maio de 2017

Meu primeiro anjo no Caminho

Maria Camino, em 2009: "Buen Camino!"

Maria Camino (!) foi um anjo que conheci em minha primeira peregrinação pelo Caminho de Santiago. Foi em 2009. Era quase noite. Sozinho e cansado, cheguei a Saint Jean Pied de Port e andando lentamente me surpreendia com cada detalhe da emblemática cidade francesa, marco do Caminho Francês. Fotografava um gato na Rue de la Citadelle quando avistei a senhora franzina. Procurava um lugar para descansar e Maria Camino disse que alugava quartos em sua casa. Estávamos em frente a sua casa! Entrei, subi as escadas de madeira e gostei do ambiente acolhedor. Lá permaneci duas noites.
Na manhã daquele sábado, 6 de junho, após me servir um café reforçado, Maria Camino foi até a porta se despedir de mim e, como uma autêntica hospitaleira, me desejou “Buen Camino”. Foi a primeira vez que ouvi a saudação. Garoava. Receber aqueles votos era o ânimo que eu precisava para enfrentar a travessia dos Pirineus, considerada um dos trechos mais difíceis e também um dos mais belos do Caminho Real... Aquele ânimo me acompanhou por 800 quilômetros nos 29 dias que se seguiram até minha chegada à Catedral de Santiago de Compostela.
Hoje, meus amigos Eliete Faleiro e Nei Faleiro, que iniciam amanhã o Caminho Francês, me enviaram uma foto de meu anjo. Ela não teve certeza se ainda se lembrava de mim, disse a Eliete ao ver minha foto. Eu não te esqueço, dona Maria Camino, e reconheço a benção que representou nosso encontro! A vocês, queridos Eliete e Nei, ao agradecer o carinho e a tremenda emoção que me proporcionaram, repito a saudação ouvida há 7 anos e que me persegue em minha vida: Buen Camino!
www.pedrasdocaminhodesantiago.blogspot.com.br
#pedrasdocaminho

Maria Camino disse a Eliete Faleiro que talvez não se lembre de mim... Eu não te esqueço, minha inesquecível hospitaleira. Buen Camino!

O cartão de dona Maria Camino, meu anjo em Saint Jean Pied de Port, o primeiro de muitos anjos que tive a felicidade de encontrar em minhas peregrinações pelo Caminho de Santiago. Buen Camino!

Nenhum comentário:

Postar um comentário