sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Reflexões sobre a próxima peregrinação?!?!?!


Cruzeiro de Santo Toríbio de Astorga, em Astorga, no Caminho Francês

Fiz a imagem acima em 25 de junho de 2009, durante a 20ª etapa – de Hospital de Órbigo a Santa Catalina de Somoza (26,6 km) – de minha peregrinação pelo Caminho Francês a Santiago de Compostela, iniciada em Saint Jean Pied de Port. Foi a primeira de seis peregrinações a Santiago de Compostela.
Resgatei a foto em função das pesquisas que faço sobre a eventual – quem sabe? talvez? porque não? – próxima peregrinação ao universo de Santiago. Alargo para “universo” de Santiago, pois, na verdade, foco a possível peregrinação pelo Caminho Lebaniego. E há neste itinerário referências interessantes a Santiago, o apóstolo de Jesus, cujas relíquias na Catedral de Compostela dão sustentação ao fenômeno das peregrinações.
Para quem não sabe, e estou certo que muitas pessoas nada sabem sobre o que vou escrever, o Caminho Lebaniego é uma das quatro rotas de peregrinação incluídas em Bula papal que dispõe sobre Ano Jubilar, quando ao peregrino se concede a graça da indulgência plenária. As outras três rotas para as quais foram editadas Bula levam a Jerusalém, Roma e Santiago de Compostela.
A Bula é do Papa Julio II e data de 23 de setembro de 1512, quando se anunciou o Ano Jubilar Lebaniego todo ano em que o 16 de abril, Dia de Santo Toríbio de Astorga – sim o Santo do Cruzeiro da foto, na entrada de Astorga –, cair em domingo. É o que acontecerá em 2017! O anterior foi em 2006.
Em Compostela é Ano Jacobeo, ou Ano Santo Compostelano, quando 25 de julho cai em domingo. O mais recente foi em 2010 – quando lá estive após peregrinar o Caminho Português – e o próximo será em 2021.
As relíquias de Santo Toríbio estão no Monastério de Liébana. E, além delas, também está no Monastério a Lignum Crucis, ou “madera de la cruz”, que é maior pedaço da cruz de Jesus Cristo, referente ao braço esquerdo. A madeira é de uma espécie de árvore da Palestina e foi datada, por carbono 14, da época de Jesus. A datação por carbono 14 determina a idade de artefatos arqueológicos de origem biológica com até 50 mil anos.
Uma relíquia e tanto!
O Caminho Lebaniego compreende um traçado de 72,7 quilômetros. Tem início em San Vicente de la Barquera, localizado a cerca de 60 quilômetros de Santander, a capital da Comunidade Autônoma da Cantábria, no Norte da Espanha, e se estende até o Monastério de São Toríbio, em Liébana, situada aos pés do Maciço Central dos Picos de Europa, na Cordilheira Cantábrica.
Com certeza, apesar de curto, o relevo não torna o Caminho fácil de peregrinar. A sugestão dos guias é desafiá-lo em três dias: o primeiro de San Vicente de la Barquera a Cades, com 28,5 quilômetros... Ops. Para mim, está completamente fora de cogitação peregrinar quase 30 quilômetros de uma vez e ainda num primeiro dia. No meio de uma peregrinação é até suportável, como fiz várias vezes, mas, no primeiro dia, não. Ainda lembro dos 37 quilômetros de meu primeiro dia no Caminho Português, de OPorto a São Pedro de Rates, e tudo o que sofri nos nove dias seguintes até chegar a Compostela. No mínimo, esta primeira etapa de São Vicente de la Barquera a Cades deverá ser, caso minha peregrinação se concretize, dividida em duas!
A segunda etapa é de Cades a Cabañes, com 30,5 quilômetros... Absolutamente, não. Da mesma forma, este trecho haverá de ser, caso a peregrinação se concretize, fatiado em dois.
Já a terceira etapa, de Cabañes ao Monastério de Santo Toríbio, soma 13,7 quilômetros. Assim, em vez de três dias, minha peregrinação pelo Caminho Lebaniego seria realizada em cinco dias.
Hoje, faltam 197 dias para o início do 73º Ano Jubilar Lebaniego  de 21 de abril de 2017 a 21 de abril de 2018. Tenho algum tempo para refletir e me preparar para aquela que poderá ser minha sétima peregrinação pelo universo de Santiago. E aí explico porque envolvo Santiago, o apóstolo de Jesus.
Liébana está intimamente ligada ao monge mozárabe denominado Beato de Liébana (Ducado de Cantábria, Astúrias, 701 – Liébana, 798), que foi abade do Monastério de Santo Toríbio no século VIII, quando o lugar era denominado Monastério de San Martín de Turieno.
O Beato de Liébana é considerado importante personagem na Igreja pela posição intransigente contra a doutrina adocionista, disseminada especialmente na Espanha a partir do século II, que questionava a natureza divina de Jesus Cristo, afirmando que o homem Jesus de Nazaré era filho de Deus apenas por adoção.
Também escreveu o poema “O Dei Verbum” que exalta e promove o culto a Santiago no Norte da Espanha, proclamando a “Cabeza refulgente de España” e combinando a necessidade da ajuda divina contra a ocupação dos mulçumanos. Alguns anos depois, já no século IX, viria a ser descoberto o túmulo do Apóstolo em Santiago de Compostela – dando início às peregrinações.
Ou seja, tudo a ver. Desde já, recorro ao mantra: “Passa à frente, Santiago!”
Buen Camino!
#pedrasdocaminho

4 comentários:

  1. Lindo Luiz o relato..eh possível imaginar o documentário...uma história linda que se perpetua no decorrer dos seculos..e você trouxe este momento ao conhecimento e esclarecimento de todos. Abrcs

    ResponderExcluir
  2. Buen camino e passa a frente Santiago.

    ResponderExcluir