terça-feira, 31 de maio de 2022

Somport. “Oui, Saint Jean Pied de Port”!

Mosaico no interior da Basílica de Nossa Senhora do Rosário, em Lourdes, na França

Fiéis, muitos em cadeira de rodas, esperam a vez de passar a mão na parede da gruta, sob a Basílica

Texto abaixo foi escrito há 10 anos...

Não sei se exatamente pela minha pronúncia, mas o fato é que mais de uma vez, em minha passagem por Lourdes, na França, tive que repetir o destino pretendido: Somport. “Oui, Saint Jean Pied de Port!”. Não, Somport, o outro ponto da travessia dos Pirineus, entre França e Espanha, na peregrinação a Santiago de Compostela, que ficou conhecido como Caminho Aragonês, por acompanhar o curso do Rio Aragão e, claro, adotar o nome do antigo reino e atual comunidade autônoma, formada pelas Províncias de Huesca, Teruel e Zaragoza.

O chamado Caminho Aragonês compreende exatamente o trecho entre Somport e Obanos (pouco antes de Puente la Reina), quando se encontra com o Caminho Francês, este sim, cuja travessia dos Pirineus é feita a partir de Saint Jean Pied de Port. Foi o Caminho que fiz em 2009, inaugurando minha aproximação, simpatia, diria respeito ao Apóstolo Santiago o Maior, reforçada em 2010, diga-se de passagem Ano Santo, ao peregrinar o Caminho Português, desde Oporto.

De Lourdes, onde decidi passar antes de continuar o Caminho até Santiago de Compostela não é simples alcançar Somport. Apesar de todas as dicas e possibilidades fornecidas gentilmente por peregrinos, curiosos, taxistas, entre outros, na prática a solução me foi dada pela atenciosa funcionária da SNCF, a rede ferroviária da França, em Lourdes.

“Oui, Saint Jean Pied de Port”, me disse ela, para logo ser corrigida: Não, Somport! Consultou o sistema e me detalhou: de trem até Pau; outro trem, minutos depois, até Oloron-Sainte-Marie; e, finalmente, mais alguns minutos depois, de ônibus, até Somport. Incrédulo pela facilidade, pedi que emitisse os bilheres, o que fez e me esclareceu todos os horários de partida e chegada, para a viagem que seria feita na manhã do dia seguinte.

Ao agradecer com o recorrente “merci”, que foi respondido no mesmo tom – como estão gentis os franceses! –, antes de sair da estação fui abordado por uma jovem brasileira, que não sei exatamente como me reconheceu. “Você é brasileiro?”. Meio desconcertado, concordei: “Também”. Ela queria saber se eu estava indo para os Pirineus.

“Somport”, disse. “Sim, Saint Jean Pied de Port”! Não, repeti: “Somport. Caminho Aragonês”. Embora ela tenha me garantido ter feito o Caminho Francês, a partir de Saint Jean Pied de Port, confessou desconhecer Somport. Desta vez, disse que faria um tour pela região dos Pirineus. Buen Camino!

Basílica de Nossa Senhora do Rosário em Lourdes

Demonstração de fé com o passar da mão na rocha da gruta onde apareceu a Imaculada Conceição

Nenhum comentário:

Postar um comentário