domingo, 26 de maio de 2019

Peregrino!

Uma dica para diferenciar o peregrino: “"Se for pidão, não é peregrino!”

Num desses grupos alusivos ao Caminho de Santiago um participante alega ter dificuldade para diferenciar o peregrino no universo de pessoas que transitam no Caminho.
Como alguém que busca ser um peregrino – e também pela dúvida ter sido manifestada num post que fiz no Facebook, sobre a ameaça que paira sobre a essência da peregrinação (SOS Caminho de Santiago!, leia também o post abaixo, de 16/05...) –, aceitei tentar colaborar.
Disse, e repito com humildade, que não é muito difícil. "Se for pidão, não é peregrino. Peregrino não pede (quase nunca!!!), peregrino agradece! Aí você já elimina 90%".
Aliás, o que mais se lê nos grupos do Caminho e de amigos do Caminho de Santiago que proliferam no Facebook, é pedido. Quanto pedido!!! “Que hora passa o ônibus?”, “Tem táxi?”, “Algum grupo vai fazer o Caminho tal? Eu vou...”, “É verdade que...”.
A grande maioria dos pedidos é desnecessária. Alguns, contudo, são idiotas, frutos da extrema preguiça – que é um vício terrível. Ora, vai ler um livro entre tantos editados sobre o Caminho de Santiago (eu mesmo escrevi oito!). Vá acessar um site especializado. Tente o dr. Google. Vá escutar seu interior... Ou seja, quando o elemento não tem esse discernimento, também não é peregrino.
"Peregrino busca – pois ele não anda simplesmente, como um andarilho; nem viaja, como um turista", reitero, lembrando uma máxima do Caminho. E mais: "Peregrino é discreto e silencioso – como uma nuvem. Peregrino é harmonia e equilíbrio  como a natureza. Peregrino carrega sua mochila e suas esperanças com alegria, pois elas não pesam. Pelo contrário! Peregrino...".
Finalmente, concluo, pois também não quero parecer que tenho o modelo de como é um peregrino; já que não tenho e continuo buscando ser melhor, e melhor – talvez por isso, peregrinei seis vezes o Caminho de Santiago (e vou voltar!) e também o Caminho Lebaniego, que é uma rota tangencial ao Caminho de Santiago: "Se ainda assim tiver dificuldades em diferenciá-lo, abaixe a cabeça até o solo e ouça o som de seus passos – ouvirá o amor!"
Assim é, ou tenta ser, este peregrino...
Buen Camino!
#pedrasdocaminho
#xacobeo2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário