domingo, 20 de janeiro de 2019

#10yearchallenge

06/06/2009: atravessando os Pirineus no primeiro dia de peregrinação pelo Caminho Francês

Algum tempo antes de viralizar #10yearchallenge já havia decidido, no âmbito do meu sabbatical, que este ano o Caminho de Santiago seria em mim revivido por meio de uma singela celebração dos 10 anos de minha primeira peregrinação a Santiago de Compostela, na Galícia, Espanha, onde repousam as relíquias do Apóstolo de Jesus, Tiago Maior. Números redondos são sempre motivo de festa, embora, cá comigo, considere um ciclo mais consequente a chegada do 12º ano, em referência ao horóscopo lunar chinês e aos 12 animais que compareceram ao convite de Buda para comemorar o Ano Novo...
2009 foi ano do boi.
Em 2009 inaugurei minhas peregrinações pelo Caminho de Santiago e, com pouca noção sobre o estupendo universo que envolve o mistério jacobeo, optei pelos 800 quilômetros do Caminho Francês. Não só pelo fato de ser o mais famoso, ou pano de fundo para o best-seller “Diário de um Mago”, de Paulo Coelho, mas, também, por ter sido o primeiro sobre o qual colhi informações no momento em que estava sendo despertado para o Caminho.
Esse instante mágico, se é possível aprisioná-lo numa linha do tempo, foi quando no final de 2008 o amigo José Roberto Lisbôa Júnior me pediu (aliás, quebrando uma máxima que eu viria a cultivar no Caminho...) que publicasse no meu jornal uma reportagem sobre o Caminho de Santiago.
O fraterno irmão ponderou que havia sido diplomado hospitaleiro no refúgio de peregrinos de Castrojeriz, no coração do Caminho Francês em Espanha, e um de seus compromissos era divulgar a milenar rota de peregrinação cristã. Concordei de imediato e um dia marcamos a entrevista, quando Lisbôa me detalhou a experiência de sua peregrinação em 2006 pelo Caminho Francês e sua atuação como hospitaleiro em setembro e outubro de 2008.
A entrevista foi capa da edição de janeiro de 2009 do jornal Perspectiva, sob o título “Santiago – Caminho da Solidariedade”, em www.jornalperspectiva.com.br/wp-content/uploads/2016/02/1761.pdf

Capa do jornal Perspectiva, janeiro de 2009

Desde então o Caminho de Santiago passou a fazer parte da minha vida, pois havia decidido peregrinar o Caminho Francês. Sem dispor de todos os recursos que hoje transbordam na internet, fiz uma cópia do guia El País/Aguilar (edição de março de 2006) que havia tomado emprestado de Lisbôa e passei a estudar como poderiam ser minhas etapas. Li até o final (ufa!) o exemplar de Diário de um Mago, que adquiri num sebo. Na Decathon comprei botas, mochila, roupas, meias, enfim, tudo o que achava ser necessário para a viagem. Em 15 de abril de 2009 comprei os bilhetes de avião até Pamplona, com conexões em Lisboa e Madri. A ideia era seguir de ônibus para Roncesvalles e pegar uma van até Saint Jean Pied de Port, o início emblemático do Caminho Francês.
Acabou dando tudo certo... Ou mais que certo, pois desde que havia tomado minha decisão as coisas foram acontecendo sem embaraços, numa sequência de “coincidências” (já me referi como não classifico coincidências os fatos misteriosos no sagrado Caminho de Santiago!) e sinais místicos.
O projeto incluiu documentar a peregrinação, considerando minha disposição de editar um livro. Afinal, o ano seguinte, 2010, seria comemorado Ano Santo, ou ano jacobeo, quando o dia do Apóstolo Santiago, 25 de julho, cai num domingo. E os Caminhos de Santiago são invadidos por peregrinos de todo o planeta. Assim, aproveitando a onda de proliferação dos blogs, em 23 de abril de 2009 criei o meu, na plataforma Uol, em www.blogcomcebola.zip.net, com o objetivo de registrar momentos pitorescos da peregrinação.
A experiência do BlogComCebola foi surpreendente durante a peregrinação (além da primeira, ele abriga as três peregrinações seguintes...) e foi muito importante por ter me proporcionado uma forte interação com amigos. Recordo que minha conta no Facebook somente viria a ser criada algum tempo depois, em 29 de setembro de 2009!
Infelizmente, as postagens neste blog só foram possíveis até 18 de julho de 2014, quando contava com mais de 18 mil acessos e o sistema me informou que não havia mais espaço para textos e fotos. A alternativa foi criar em 15 de agosto de 2014 meu segundo blog, em outra plataforma mais adequada, em www.pedrasdocaminhodesantiago.blogspot.com.br, que está ativo e até este momento totaliza 61.390 visualizações.
É aqui que estarei resgatando os 10 anos de minha primeira peregrinação pelos Caminhos de Santiago, agora animado pela campanha #10yearchallenge!
Buen Camino!

Nenhum comentário:

Postar um comentário