quinta-feira, 30 de março de 2017

No Dia do Descobrimento, descubra o seu Caminho!

Com texto do jornalista Nelson Tucci, o jornal Perspectiva publica em sua edição de março uma reportagem especial sobre o livro “Juntos no Caminho de Santiago, as pedras do Caminho Inglês”, de minha autoria, que será lançado em 22 de abril, a partir das 4 da tarde, na Igreja Anglicana de Santos. Você é meu convidado. Obrigado, Nelson! O texto na íntegra também está no site do jornal em www.jornalperspectiva.com.br Até lá y Buen Camino!

Nelson Tucci
Sabe aquele jornalista que conhece muito sobre o Caminho de Santiago? Pois é... as suas dúvidas ainda não terminaram. E ele resolveu partir para mais uma peregrinação rumo a outro emocionante encontro com Tiago Maior. Agora, com uma grande novidade: levou a esposa, também jornalista, Sandra Netto. O casal, afinal, descobriu seu propósito de vida?  É o que vamos saber a partir do relato das muy bien ilustradas páginas de “Juntos no Caminho de Santiago, as pedras do Caminho Inglês”.
O livro será lançado no dia 22 de abril (data do Descobrimento do Brasil), a partir das 16 horas, na Igreja Anglicana de Santos, no litoral paulista, em frente ao Orquidário Municipal, no bairro do José Menino.
O “brexit” não impediu a conexão. Ao contrário, despertou a vontade de Luiz Carlos Ferraz, em sua sexta peregrinação – sendo a primeira da mulher, Sandra – de conhecer os mistérios do Caminho Inglês a Santiago de Compostela. Uma viagem que, além das pedras do Caminho, nos sentidos literal e metafórico, acrescentou as ondas que vem e vão banhando o Golfo de Biscaia.
A fascinante rota teve seu auge na Idade Média e ficou conhecida por trazer peregrinos das ilhas britânicas para venerar as relíquias do apóstolo de Jesus, Tiago Maior, que repousam na cripta da Catedral de Santiago de Compostela.
Do planejamento à efetivação do pé na estrada sempre há vários obstáculos que precisam ser contornados, superados, incorporados, como ele conta: “Como marco do início de nossa peregrinação, escolhemos a Concatedral de Ferrol, dedicada a São Julião, e de lá, por volta das 8h40, sob uma chuva intermitente, ora fina, ora com pingos grossos e muito vento, caminhamos em direção a Neda, a meta...”.
O relato vai trazendo um misto de descrição e de informação de alto valor. O peregrino-jornalista nos traz preciosidades, como esta: “Por um instante ficamos apreciando a atual ponte de 850 metros que dá nome à cidade. Com 15 arcos, ela foi construída entre 1863 e 1870 e remodelada entre 1884 e 1888. A gótica original foi mandada construir por Fernán Pérez de Andrade, o Bo, entre 1380 e 1386, e chegou a ter 78 arcos, além de abrigar duas torres, uma capela e um hospital para peregrinos...”.
Ao avançar nas páginas o leitor realmente sente que está caminhando. “Juntos no Caminho de Santiago” parece ser muito mais uma mensagem subliminar do que propriamente uma força de expressão. Quem lê a obra caminha junto. Não há como ser diferente, pois a mística de Santiago envolve. Se contar apenas ninguém acredita; por isso é preciso parar um tempo e ler, e caminhar, e refletir, e introjetar dúvidas e exteriorizar bênçãos. Ou seria o contrário?  Descubra você mesmo.

SOBRE O AUTOR
Após realizar seis peregrinações pelo Caminho de Santiago, Luiz Carlos Ferraz tornou-se profundo conhecedor do assunto, sendo hoje o autor brasileiro que mais livros escreveu sobre o Caminho de Santiago.
O jornalista iniciou com a trilogia “Pedras do Caminho” – com livros lançados em março/2013 (“Meu Encontro no Caminho de Santiago”/Caminho Francês), em abril/2014 (“Sentido do Perdão no Caminho de Santiago”/Caminho Português) e em março/2015 (“Busca sem fim no Caminho de Santiago”/Caminho Aragonês, simultaneamente com “Descobrindo novos Caminhos”/Caminho Sanabrês).
Ainda em 2015, em outubro, lançou “Passos do Amor, A peregrinação de Francisco, de Assis a Santiago de Compostela”, e em julho/2016, “A Última Peregrinação, Lágrimas no Caminho Primitivo a Santiago de Compostela”.
Buen Camino!

Nenhum comentário:

Postar um comentário