terça-feira, 8 de março de 2016

Descobrindo Caminhos...

Turonensis: um dos quatro principais Caminhos de Santiago na França

Ao decidir peregrinar o Caminho Inglês em 2016, neste momento daqui a pouco mais de três meses, a pretensão dá continuidade ao projeto “Descobrindo novos Caminhos” – um plano que sucedeu à trilogia de livros “Pedras do Caminho”, que apresentou três conhecidos itinerários a Santiago de Compostela: Francês, Português e Aragonês. A nova série foi então inaugurada com o Caminho Sanabrês e teve seu segundo momento com o resgate do itinerário de Francisco, que peregrinou de Assis, na Itália, até Compostela, entre 1213 e 1215. No prelo, como se costuma dizer, está o sexto livro sobre a mística do Caminho de Santiago, que é ambientado no Primitivo e será lançado em julho próximo.
No post abaixo, apresentei algumas referências sobre o Caminho Inglês e, com certeza, muitas outras informações ainda serão somadas para dar a dimensão desta rota no fenômeno das peregrinações jacobeas. Minha busca por informações continua e cada vez mais me surpreendo com o que encontro, ainda que pareça muito pouco por tudo que já aconteceu nos últimos 12 séculos neste ambiente, desde a descoberta do sepulcro do Apóstolo de Jesus, Tiago Maior...
O que me instiga neste instante e me inspira a revelar é a Via Turonensis. Pelo tanto que procurei, o que encontrei é quase nada. Até mesmo no portal Xacopedia, que tem patrocínio da Xunta da Galícia, um único texto faz referência a Via Turonensis, e apenas para citar que foi peregrinada pelo “hispanista, viajero y escritor irlandés (Dublín 1894-Madrid 1976)” Walter Fitzwilliam Starkie.
Tenho certeza que há muito mais mistérios a descobrir e buscarei fazer isso no tempo em que estiver circulando por ela, ainda que, como já detalhado anteriormente, todo o trecho de Londres a Ferrol, não será feito a pé, mas de trem, ônibus, carro... A pé, efetivamente, eu, em companhia de minha amada Sandra, faremos somente os cerca de 120 quilômetros, de Ferrol a Compostela.
A Via Turonensis, ou Caminho de Tours, é uma das quatro principais rotas do Caminho de Santiago na França, ou “Chemins de Saint-Jacques-de-Compostelle en France”. O início emblemático é na Torre de Santiago, vestígio da igreja medieval de Saint-Jacques-de-la-Boucherie, no Distrito de Châtelet, em Paris. Desde o período medieval é o itinerário adotado pelos peregrinos que chegam do Norte e Nordeste da Europa, da Inglaterra, Irlanda, Alemanha, Países Baixos...
Em Paris, a Via Turonensis segue pela rua Santiago, passa pela igreja de Saint-Jacques du Haut-Pas, e prossegue pela rua da Tombe-Issoire. Deixando a capital francesa, atravessa cidades conhecidas, como Orleans, Tours, Poitiers e Bordeaux, até alcançar a cidade basca francesa Ostabat-Asme.
Nesta região conhecida como Gibraltar, a Via Turonensis é engrossada com outras duas rotas que cruzam a França, a Via Lemovicensis ou Caminho de Limoges, e a Via Podiensis ou Caminho de Puy, para chegar enfim a Saint Jean Pied de Port, aos pés dos Pirineus. O quarto itinerário francês é a Via Tolosana ou Via Arletanensis, ou Caminho de Arlés ou Caminho de Toulouse, que inicia em Arlés, no Mediterrâneo francês, e após Toulouse atravessa os Pirineus em Somport, onde segue como Caminho Aragonês, e só vai encontrar as outras três vias em Puente la Reina, na Espanha, prosseguindo juntas até Compostela com o nome de Caminho Francês.
No primeiro capítulo de seu Guia do Peregrino, datado do século XII, Aimery Picaud descreve a Via Turonensis como uma das rotas francesas, que se encontram em Puente la Reina, em território espanhol, e passa por San  Martín  de Tours, Saint-Hilaire de Poitiers, Saint-Jean-d'Angély, Saint-Eutrope de Saintes e a cidade de Bordeaux – com muitos pontos emblemáticos, como Saint-Jacques de Montrouge, ao deixar Paris, passando por Étampes, Poitou, as maravilhas românicas das igrejas de Saintonge, os santuários de Bordeaux, Blaye e Belin, a árida travessia das Landas, a altura dos Pirineus, passando por Pamplona, para enfim consolidar-se como Caminho Francês em Puente la Reina.
Além das quatro principais vias alusivas a Santiago, França possui outras menores, como o Caminho de Soulac ou do Litoral Aquitano, que recorre a Costa de la Plata e entra na Espanha por Irún, seguindo como Caminho do Norte; Caminho do Piemonte Pirenáico, que segue do Mediterrâneo paralelo aos Pirineus e, em parte, à Via Tolosana, e pode atravessar os Pirineus em vários pontos, entre eles, Gavarnie; e o Caminho de Auvernia ou Via Auverniensis, que é uma variante da Via Lemovicensis, que se desvia em Nevers com direção a Clermont, e depois de mais de 600 km, em La Romieu, se unirá à Via Podiensis.
Cada vez mais aprendiz. Cada vez mais peregrino.
Minha busca continua, sempre...
Buen Camino!

#pedrasdocaminho

Nenhum comentário:

Postar um comentário