sábado, 14 de novembro de 2015

Em busca de misericórdia!

“Passos do Amor” na Porta Santa da Catedral de Santiago de
Compostela, na Praza de La Quintana

Digerindo a tragédia...

Domingo, 13 de dezembro, o Arcebispado de Santiago de Compostela abrirá a Porta Santa da Catedral – para marcar o Jubileu da Misericórdia que começará, oficialmente, em 8 de dezembro, Dia da Imaculada Conceição. O Jubileu é o tema da bula “Misericordiae Vultus”, algo como “procurando misericórdia”, divulgada em 11 de abril pelo Papa Francisco, que em 2016 beneficiará com indulgência plenária os peregrinos a Santiago de Compostela, antecipando o Ano Santo Compostelano de 2021 – quando o Dia de Santiago, 25 de julho, coincidirá com domingo.

Bula “Misericordiae Vultus” foi revelada aos cardeais em 11 de abril, no Vaticano

A bem da verdade, não haverá a necessidade de o católico peregrinar a Santiago de Compostela para obter o perdão dos seus pecados, pois em 2016 esta graça será concedida em muitos outros lugares do mundo, como visitando a Catedral da Almudena, em Madri, ou o Santuário da Imaculada Conceição, em Lourdes. Ou ainda, indo à Catedral de Santos dedicada a Nossa Senhora do Rosário, conforme divulgado oficialmente pela Diocese de Santos, no litoral de São Paulo; ou também ao Santuário Santo Antônio do Valongo, cuja Porta Santa será aberta no domingo 13 de dezembro, às 8 horas, segundo anunciou o reitor, frei André Becker.
Leia o que determinou o Papa:
“Há momentos em que somos chamados, de maneira ainda mais intensa, a fixar o olhar na misericórdia, para nos tornarmos nós mesmos sinal eficaz do agir do Pai. Foi por isso que proclamei um Jubileu Extraordinário da Misericórdia como tempo favorável para a Igreja, a fim de se tornar mais forte e eficaz o testemunho dos crentes”, diz Francisco na apresentação da bula “Misericordiae Vultus”.
No caso de Santiago de Compostela, não deverá ser a primeira vez que a Porta Santa da Catedral, com acesso pela Praza de La Quintana, será aberta fora de ano jacobeo. Segundo apurei no portal Xacopedia, há informações sobre outros 60 jubileus extraordinários, determinados por motivos diversos, como início de um pontificado, aniversários importantes da Igreja, fim de alguma guerra etc. O primeiro foi convocado pelo Papa Sisto V em 1585 e os dois anteriores ao do Papa Francisco o foram pelo Papa João Paulo II. Efetivamente, não consegui apurar se em todos esses 60 jubileus a Porta Santa permaneceu aberta. Pela lógica, creio que sim!
Numa tremenda coincidência... não, absolutamente, coincidência não é a melhor palavra para definir o que acontece..., mas enfim, rolando de alegria... no mesmo dia em que fui alertado por minha irmã santiaguense Carmen Vásquez Nolasco para a bula de Francisco – o que, deste vez, significará que a Porta Santa da Catedral estará aberta em junho do ano que vem, quando lá estarei com minha Sandra ao final de nossa peregrinação pelo Caminho Inglês... –, recebi fotos do frei Enrique Roberto Lista García (que conheci junto com Sandra em 2014 na Igreja de São Francisco de Santiago de Compostela, ao final de nossa viagem desde Assis, perseguindo os passos de Francisco...). Em 36 imagens, que também postou no Facebook, frei Enrique mostra seu exemplar de “Passos do Amor” em lugares emblemáticos da Cidade Santa. E um desses lugares é exatamente em frente à Porta Santa da Catedral!
Ao agradecer tamanho carinho e consideração, comentei com frei Enrique a abertura da Porta Santa da Catedral de Santiago em 2016, ao qual me respondeu alertando para a dimensão mundial do ato do papa: “Francisco pide que haxa en cada Diocese un lugar que teña a Porta da Misericordia como símbolo e expresión do perdón”.
Sim, em Santos teremos de ter esta expressão, não só na Catedral como também no Santuário Santo Antônio do Valongo. Afinal, confira o que o papa determinou em “Misericordiae Vultus”, logo após informar que, após o início do Jubileu, no domingo seguinte (13), abrir-se-á a Porta Santa da Catedral de Roma, a Basílica de São João de Latrão – a mesma data que deverá ser adotada em Santiago de Compostela:
“Sucessivamente serão abertas as Portas Santas em outras Basílicas Papais. Para o mesmo domingo estabeleço que em cada Igreja local, na Catedral que é a Igreja-Mãe para todos os fiéis, ou na Concatedral (igreja com esta categoria) ou em uma igreja de significado especial se abra durante todo o Ano Santo uma idêntica Porta da Misericórdia”.
Francisco acrescenta: “Ao juízo comum, ela poderá ser aberta também nos Santuários, meta de tantos peregrinos que nestes lugares sagrados com frequência são tocados no coração pela graça e encontram o caminho da conversão. Cada Igreja local, então, estará diretamente comprometida a viver este Ano Santo como um momento extraordinário de graça e de renovação espiritual. O Jubileu, portanto, será celebrado em Roma assim como nas Igrejas locais como um sinal visível da comunhão de toda a Igreja”.
Sim, a busca é sem fim!
#pedrasdocaminho

Fila para entrar pela Porta Santa da Catedral de Santiago de Compostela, em 2010, Ano Jacobeo,
após peregrinar o Caminho Português: leia o segundo volume da trilogia Pedras do Caminho,
“Sentido do Perdão no Caminho de Santiago”

Em junho passado, ao final de minha peregrinação pelo Caminho Primitivo:
Porta Santa da Catedral fechada...

Foto de 2013, ao final de minha peregrinação pelo Caminho Sanabrês, o detalhe no
alto da Porta Santa: Santiago ladeado pelos discípulos Atanásio e Teodoro

 “Passos do Amor” no mausoléu de Cotolay, no Convento de São Francisco:
carvoeiro recepcionou o "poverello" em sua peregrinação à Santiago de Compostela e
fundou o convento franciscano na Cidade Santa

 “Passos do Amor” na Praza do Obradoiro, marco de 23/10/1987, do Conselho de
Europa, que declarou o Caminho de Santiago “Itinerário Cultural Europeu”

Nenhum comentário:

Postar um comentário