terça-feira, 10 de março de 2015

As fotos coloridas de Pedras do Caminho

Pedras do Caminho Aragonês: “Busca sem fim”

Sempre tentei e nunca desistirei de ver meus livros sobre os Caminhos de Santiago ilustrados com fotos coloridas. Entendo que apesar de toda a dramaticidade do preto e branco e da preferência de muitos fotógrafos, aliás dos melhores fotógrafos do mundo, eu, como efetivamente sou mais jornalista do que fotógrafo, considero que as imagens coloridas carregam mais realidade – o que para mim é essencial. No caso do Caminho de Santiago, as fotos tornam-se capazes de revelar não só a beleza das paisagens naturais, mas o incrível legado arquitetônico existente na rota de peregrinação, classificada pela Unesco como Patrimônio Mundial da Humanidade.
Assim é que, ao preparar o layout do primeiro livro em 2009 – e que viria a inaugurar a trilogia “Pedras do Caminho”, apresentando o meu encontro comigo mesmo –, mantive todas as imagens coloridas, que, na ocasião, foram editadas e tratadas pelo fotógrafo e professor universitário João Batista Mendes Neto. Para um material produzido numa cybershot Sony, com pouquíssimos recursos, João fez um trabalho magnífico. Infelizmente, não consegui patrocínio para viabilizar a edição e, após abandonar o projeto meio contrariado, retomei o Caminho em 2010, viajei para Machu Pichu em 2011 e voltei mais uma vez ao Caminho em 2012... (quando enfim foi consolidada a ideia da trilogia!!!), e finalmente decidi refazer o projeto inicial, reduzindo o tamanho, substituindo o papel e, em vez de fotos coloridas, fotos P&B.
Com novo orçamento foi possível viabilizar o primeiro livro em 2013, lançado em 11 de março, no Teatro Guarany, no Centro Histórico de Santos, no formato que seria adotado nas edições seguintes. Para compensar minha preferência pelas fotos coloridas, viabilizei uma pequena exposição com 24 fotos em sua versão original, projetando imagens mais reais do Caminho de Santiago. Assim também foi feito em 14 abril de 2014, quando lancei o segundo livro, na Casa do Trem Bélico, também no Centro Histórico de Santos: publicação em P&B, exposição de 24 fotos coloridas. Desta vez, contudo, o material foi produzido numa câmera Nikon com mais recursos, enquanto a edição e o tratamento das fotos foram realizados com toda a técnica do premiado fotógrafo Leandro Ayres.
A solução mais viável também está sendo adotada agora, no encerramento da trilogia “Pedras do Caminho” e na inauguração da série “Descobrindo novos Caminhos”... A parceria com Leandro foi mantida e é dele a edição e o tratamento das imagens dos dois livros – o que foi feito de forma especial e diferenciada, tanto na versão colorida quanto na versão preto e branco.
O resultado do excelente trabalho de Leandro – que, aliás, já peregrinou o Caminho de Santiago com ânimo de fotografá-lo... – já é possível conferir no salão principal da Pinacoteca Benedicto Calixto. Afinal, a exposição de fotos “Pedras do Caminho de Santiago” foi inaugurada hoje, antecipando o lançamento dos livros. Apresentada em 15 painéis de 80cmx60cm, a mostra consiste em 42 fotos clicadas durante as quatro peregrinações e poderá ser visitada até domingo 15, das 9 às 18 horas. Para facilitar a contextualização de cada imagem, consta legenda que informa a página do livro onde está publicada.
Como se sabe, o destaque do evento será no sábado 14, a partir das 17 horas, quando lançarei dois livros inéditos sobre o Caminho de Santiago: “Busca sem fim”, que encerra a trilogia Pedras do Caminho, e “Descobrindo novos Caminhos”, que inaugura série sobre outros Caminhos que levam a Santiago de Compostela, na Espanha, onde na cripta da catedral repousam as relíquias de Tiago Maior, um dos 12 apóstolos de Jesus.
O programa de sábado, conforme consta em detalhes no post abaixo, incluirá exibição de vídeos que fiz durante as peregrinações e apresentações dos músicos Luiz Henrique Castiñeiras (gaita de foles) e Mila Maia (flauta e tin whistle). O duo executará músicas celtas e do folclore da região da Galícia, onde fica Santiago de Compostela. No repertório estarão músicas tradicionais e hits, que se tornaram conhecidos na interpretação do grupo espanhol Luar na Lubre.
O evento é uma realização da Titan Comunicação, com apoio de Pet Memorial, Engeplus Incorporadora e Construtora, Apply Auditores Associados, T-Recupera Engenharia, Ferreira & Cheganças Materiais para Construções, Unisanta, Stiletto, Divena, Capital Serviços Técnicos, Toledo Corretora de Seguros, Le Ayres Fotografia Profissional, Toads, Sweet Salt Gourmet, Jornal Perspectiva, Rádio City 102 FM e Prefeitura de Santos.
Metade da renda obtida com a venda dos livros será doada à Casa da Esperança de Santos. A instituição é mantida pelo Rotary Club de Santos e atende crianças e adolescentes portadores de paralisia cerebral.
Os livros estarão à venda na Realejo Livros, Bairro Gonzaga, em Santos, e poderão ser solicitados pelo e-mail titan.com@uol.com.br, telefones (13) 3284.2373 / 9.9147.6668.

LOCAL – A Pinacoteca Benedicto Calixto está localizada na Avenida Bartolomeu de Gusmão, 15, Bairro Boqueirão, em Santos, com estacionamento gratuito pela Avenida Dr. Epitácio Pessoa, 100. Suas atividades têm patrocínio da Fundação Benedicto Calixto, Associação de Amigos da Pinacoteca, Embraport, Ecoporto Santos, Unisanta, BitCom, Terracom, General Sistema de Comunicação, Sistema A Tribuna de Comunicação, Porto Seguro e Prefeitura de Santos.

Pedras do Caminho Sanabrês:
“Descobrindo novos Caminhos”

Pedras do Caminho Francês: “Meu encontro...”

Pedras do Caminho Português:
“Sentido do Perdão”

Nenhum comentário:

Postar um comentário