quarta-feira, 26 de janeiro de 2022

Cirauqui, no calendário 2022 dos Correos!

Foto foi clicada em 2009 na peregrinação pelo Caminho Francês

Foto de minha autoria, que intitulei Cirauqui – por destacar o belo pueblo da comunidade autônoma de Navarra, no início do Caminho Francês – foi escolhida para compor o calendário jacobeo de 2022 da empresa Correos de Espanha, que promoveu o concurso fotográfico “La Huella del Camino”.

As 12 imagens foram selecionadas entre mais de 700 inscritas e mostram pontos emblemáticos das diferentes rotas jacobeas, como Cirauqui, a Catedral de Santiago de Compostela, o Castelo dos Templários, em Ponferrada... Estes os autores: Luiz Carlos Ferraz, Abel Rey, Javier Morales, Elia Álvarez, Óscar Polonio, Natanael Padrón, Analía Pello, Alejandro del Castillo, Jóse Antonio Ardanaz, Naia Méndez y Claudio Pupi.

Cliquei a foto Cirauqui em 10 de junho 2009, às 9h10, no quinto dia de minha peregrinação, quando caminhei de Puente la Reina a Estella. A peregrinação pelo Caminho Francês resultou no livro "Pedras do Caminho, meu encontro no Caminho de Santiago de Compostela" – o primeiro da trilogia Pedras do Caminho. Além desses, escrevi outros cinco títulos baseados em minha experiência no Caminho de Santiago, e que estão disponíveis no portal Amazon.

Ah! Fiquei extremamente feliz ao ser informado pelo querido irmão Fray Enrique Lista que a foto havia sido divulgada no Diário de Navarra, conforme link e tradução livre abaixo.

Buen Camino!

https://www.diariodenavarra.es/noticias/navarra/tierra-estella/2022/01/25/correos-elige-panoramica-cirauqui-promocionar-el-camino-santiago-515064-1006.html


Correos escolhe vista panorâmica de Cirauqui para promover o Caminho de Santiago

Publicado em 25/01/2022

Os Correos promovem o município de Cirauqui escolhendo uma imagem panorâmica desta cidade para ilustrar o calendário do Caminho de Santiago 2022. Na fotografia, tirada por Luiz Carlos Ferraz, alguns peregrinos do Caminho Francês percorrem uma trilha que corre entre terras de cultivo em direção o município navarro, fixado no seu horizonte.

Esta imagem, que ilustra o mês de fevereiro, percorreu mais de 4.000 destinos graças a este calendário que Correos enviou às associações nacionais e internacionais do Caminho de Santiago, aos alojamentos do Caminho e às instituições jacobinas.

As fotografias escolhidas para o calendário pertencem ao concurso fotográfico “A pegada do Caminho”, a sexta edição do concurso que os Correos lançaram este Verão para peregrinos e ao qual foram submetidas mais de 700 imagens.

Cirauqui faz parte dos enclaves por onde passa a quinta etapa do Caminho Francês por Navarra. Esta é a etapa Puente La Reina-Estella. A cidade de Cirauqui está localizada em uma colina, mantém sua aparência medieval e possui um importante patrimônio que inclui os restos de uma estrada romana.

Durante este ano a Xacobeo 2022 Correos disponibiliza serviços específicos a todos os peregrinos que decidam completar o Caminho de Santiago para resolver as suas necessidades de transporte, informou a empresa em nota.

Desde 1º de novembro de Sarria, e desde a Primavera em todos os Caminhos de Santiago, a Correos realiza o Paq Mochila, o transporte de malas e mochilas para os peregrinos etapa a etapa. Pode ser reservado e pago online e possui um sistema de notificação que notifica o peregrino da recolha e entrega da sua bagagem.

Além do Paq Mochila, o Paq Peregrino - entrega de malas e pacotes em qualquer ponto do Caminho de Santiago - ou o Paq Bicicleta, um serviço de entrega de bicicletas no início do percurso ou no final do Caminho.

À chegada a Santiago de Compostela, os peregrinos podem ainda beneficiar do serviço de guarda-volumes que os Correos oferecem no escritório da Rua do Franco, 4, a dois minutos da Plaza del Obradoiro. Todas as informações sobre estes e outros serviços dos Correos para o Caminho de Santiago está disponível no site www.elcaminoconcorreos.com, onde o peregrino também pode encontrar onde dormir em um buscador com mais de 4.000 acomodações, uma descrição das Rotas Jacobeias mais populares e mais de 300 dicas sobre o que ver e fazer em o Caminho pelos carteiros.

2 comentários:

  1. Bom dia, muito bom, pena que nao tenho (ainda) como realizar.
    Passarei para os grupos.
    Aloha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você saberá quando este momento chegar, Ronaldo. Obrigado por compartilhar a informação, enfim, minha alegria de ser peregrino. Desde já, Buen Camino!

      Excluir