sexta-feira, 9 de outubro de 2020

“Como um rio” revela encontros no Caminho de Santiago

Estarei “ao vivo” no Face nesta segunda 12, a partir das 16h

Após oito livros-reportagem sobre minhas peregrinações pelo Caminho de Santiago, brindo os leitores com minha primeira obra de ficção. Para falar sobre ela, estarei “ao vivo” em minha página no Facebook, em www.facebook.com/CebolaFerraz, nesta segunda-feira 12, a partir das 16 horas.

"Como um rio – Encontros no Caminho de Santiago" traz personagens misteriosos, ora divertidos, às vezes dramáticos, oferecendo curiosas reflexões sobre a tradicional rota de peregrinação cristã.

Criar uma ficção inspirada no Caminho era um sonho antigo, desde minha primeira peregrinação, em 2009. “Como um rio” sintetiza minhas experiências nessas jornadas em busca de autoconhecimento e devoção ao Apóstolo de Jesus.

Admito que desconhecia essa minha veia literária, uma vez que na condição de jornalista sempre me pautei pela verdade e objetividade. Escrever uma ficção exigiu outro exercício mental, mas deveras interessante e desafiador.

O histórico Caminho de Santiago com seus diletantes e por vezes delirantes personagens é capaz de transportar o leitor ao longo dos séculos, desde o período medieval até os dias atuais, envolvendo-o às incertezas geradas pela pandemia.

A obra é uma grata surpresa para quem aprecia uma leitura fluida, repleta de referências, e quer inspirar-se na mística da peregrinação.

A vida do peregrino é como um rio. E assim também é a vida de Manolo, um pescador da Galícia, no noroeste da Espanha, que mergulha num mar de emoções ao peregrinar o Caminho de Santiago. Uma peregrinação carregada de encontros e desencontros, inusitados e inesperados, numa constante fuga das sombras do passado e uma busca que ele próprio hesita em compreender.

É a parábola de uma caminhada que inicia num olho d’água, como uma inspiração, para atravessar veredas inescrutáveis; que deixa à margem o imprestável e carrega apenas o necessário, com a certeza de que ao final alcançará a meta, que pode ser o impreciso mar, assim como a fraternidade do irmão, o amor ao próximo, o perdão dos pecados, enfim, a paz anunciada nas sagradas escrituras.

Sou autor da trilogia "Pedras do Caminho" e de outras cinco obras que relatam minhas peregrinações nos vários itinerários do Caminho de Santiago – como o Francês, Português, Aragonês, Sanabrês, Primitivo e Inglês –, além da rota tangencial, Caminho Lebaniego, e a célebre peregrinação de Francisco, de Assis a Compostela.

O livro no formato e-book está disponível com exclusividade no portal Amazon.

Buen Camino!

 

MEMÓRIA / LIVROS PUBLICADOS

Trilogia “Pedras do Caminho”:

“Meu Encontro no Caminho de Santiago”, sobre o Caminho Francês, peregrinado em 2009, 800 km em 29 etapas (Editora Titan/2013);

“Sentido do Perdão no Caminho de Santiago”, sobre o Caminho Português, 240 km em 10 etapas, feito em 2010 (Titan/2014); e

“Busca sem fim no Caminho de Santiago”, sobre o Caminho Aragonês, 190 km em 7 etapas, realizado em 2012 (Titan/2015).

Série “Descobrindo novos Caminhos”, com 5 títulos:

“Descobrindo novos Caminhos, as pedras do Caminho Sanabrês”, sobre o Caminho Sanabrês, 423 km em 16 etapas, peregrinado em 2013 (Titan/2015);

“Passos do Amor – A Peregrinação de Francisco, de Assis a Santiago de Compostela”, concretizado em 2014 (Titan/2015);

“A Última Peregrinação, Lágrimas no Caminho Primitivo”, sobre o Caminho Primitivo, 312 km em 13 etapas, peregrinado em 2015 (Titan/2016); e

“Juntos no Caminho de Santiago, as pedras do Caminho Inglês”, sobre o Caminho Inglês, 120 km em 7 etapas, peregrinado em 2016 (Titan/2017). O conteúdo de “Juntos no Caminho de Santiago” lhe valeu o segundo lugar, na categoria “Peregrinos”, no II Certame Internacional de Investigação do Caminho Inglês, promovido pelo Conselho de Oroso, na Galícia.

“Lebaniego, Uma rota tangencial do Caminho de Santiago”, sobre o Caminho Lebaniego, 69,4 km em 5 etapas, peregrinado em 2017 (Titan/2018).

Nenhum comentário:

Postar um comentário