sexta-feira, 11 de setembro de 2015

“Passos do Amor” recria a peregrinação de Francisco

“Passos do Amor”: de Assis a Santiago de Compostela

Lanço domingo, 4 de outubro, Dia de São Francisco, o livro “Passos do Amor – A peregrinação de Francisco, de Assis a Santiago de Compostela”. O encontro acontecerá no Santuário Santo Antônio do Valongo, no Centro Histórico de Santos, onde a partir das 10 horas e até às 16 horas estarei autografando a obra e batendo papo com os presentes na tradicional Festa de São Francisco.
Neste meu quinto livro adotei o financiamento coletivo e deu tudo certo. O sistema superou minhas expectativas e os recursos captados foram suficientes para viabilizar totalmente a edição do livro, incluindo cartazes, convites e banner, de acordo com o projeto anunciado... Os arquivos de impressão já seguiram para a gráfica e será possível até um upgrade na qualidade... Só tenho a agradecer o apoio fundamental de todos os meus amigos, e os amigos de Francisco, de Santiago...
“Passos do Amor” resgata a peregrinação feita pelo poverello entre 1213 e 1215, de Assis, na Itália, a Santiago de Compostela, na Espanha, logo após ter recebido autorização do Papa Inocêncio III para continuar seu trabalho evangelizador junto aos pobres, que deu origem à Ordem dos Frades Menores (OFM).
A célebre peregrinação compreendeu cerca de 2.500 quilômetros e está revelada no Capítulo 4 do Fioretti, os famosos relatos medievais sobre os feitos de Francisco e de seus companheiros: “No princípio e fundação da Ordem, quando os frades eram poucos e ainda não tinham tomado os lugares, São Francisco, por sua devoção, foi a Santiago da Galícia...”.
Para compor a obra, recriei o itinerário de Francisco e, em junho de 2014, acompanhado de minha esposa, a também jornalista Sandra Netto, percorremos de trem, ônibus e carro o trajeto de Assis a Santiago de Compostela. O objetivo foi fotografar e pesquisar a tradição entre moradores e religiosos nas cidades por onde Francisco teria passado.
Para quem não me conhece, tenho 59 anos, nasci em Santos, no litoral do Estado de São Paulo, e exerço as atividades de jornalista e advogado. Após realizar cinco peregrinações pelos Caminhos de Santiago – somando cerca de 1.960 quilômetros a pé –, escrevi a trilogia “Pedras do Caminho” – “Meu Encontro no Caminho de Santiago” (2009, Caminho Francês, 800 km em 29 etapas), “Sentido do Perdão no Caminho de Santiago” (2010, Caminho Português, 240 km em 10 etapas) e “Busca sem fim no Caminho de Santiago” (2012, Caminho Aragonês, 180 km em sete etapas) – e “Descobrindo novos Caminhos, as pedras do Caminho Sanabrês” (2013, Caminho Sanabrês, 420 km em 16 etapas), que inaugurou nova série sobre outros Caminhos de Santiago.
No ano que vem, programo o lançamento do livro que abordará minha mais recente peregrinação, feita em junho passado pelo Caminho Primitivo, de Oviedo a Santiago de Compostela (320 km em 13 etapas).
Parte da renda obtida com a venda do livro no Santuário Santo Antônio do Valongo será destinada à Casa da Esperança de Santos, mantida pelo Rotary Club de Santos e que atende crianças e adolescentes portadores de paralisia cerebral, e às obras sociais do Santuário.
Após o evento, o livro estará à venda na Realejo Livros, Bairro Gonzaga, em Santos, e poderá ser solicitado pelo e-mail titan.com@uol.com.br, telefones (13) 3284.2373 / 9.9147.6668.
“Passos do Amor – A peregrinação de Francisco, de Assis a Santiago de Compostela” é uma realização da Titan Comunicação Ltda., no formato: 17 cm x 24 cm, com 160 páginas, e será vendido a R$ 35,00. ISBN 978-85-910810-6-6.
Só para lembrar... conta a tradição que, após pregar na Espanha, Tiago Maior, apóstolo de Jesus e filho de Zebedeu e Maria Salomé, regressou à Palestina e foi decapitado por ordem do rei Herodes (41-44 d.C.). Seu corpo foi colocado numa barca de pedra e, milagrosamente, viajou da Palestina à Galícia, chegando à costa em Iria Flavia, atual Padrón. O corpo foi sepultado e no século IX encontrado e declarado autêntico pelo bispo Teodomiro. No local, por determinação de Alfonso II, Rei de Astúrias e León, foi construída uma igreja, dando origem à cidade de Santiago de Compostela e ao fenômeno da peregrinação.
Este blog www.pedrasdocaminhodesantiago.blogspot.com.br dá continuidade aos relatos contidos em www.blogcomcebola.zip.net
Veja as fotos do livro (PB e cor) em www.flickr.com/photos/lcferraz
#pedrasdocaminho

Nenhum comentário:

Postar um comentário