sexta-feira, 15 de agosto de 2014

O Caminho continua. Buen Camino!

Selo marca os 800 anos da peregrinação de Francisco,
de Assis a Santiago de Compostela
Pedras do Caminho de Santiago é uma continuação do Blog com Cebola (www.blogcomcebola.zip.net), que desde 2009 registra meu encanto com o Caminho de Santiago de Compostela, cristalizado na primeira peregrinação – em 2009, pelo Caminho Francês, desde Saint Jean Pied de  Port –, enfatizado na segunda – em 2010, pelo Caminho Português, desde Oporto –, reafirmado na terceira – em 2012, pelo Caminho Aragonês, desde Somport (até Puente la Reina) –, reforçado na quarta – em 2013, pelo Caminho Sanabrês, desde Zamora – e revigorado em junho passado.
Quem tiver interesse em saber tudo, ou quase tudo, que ocorreu nas quatro peregrinações fique à vontade para caminhar no Blog com Cebola. As duas primeiras, aliás, já foram consolidadas em livros nos dois primeiros volumes da trilogia Pedras do Caminho: “Meu Encontro no Caminho de Santiago de Compostela” e “Sentido do Perdão no Caminho de Santiago de Compostela”. Os exemplares podem ser solicitados pelo e-mail luizferraz@uol.com.br O terceiro volume, tendo como pano de fundo o Caminho Aragonês, ainda não tem título definitivo e está programado para ser lançado no primeiro semestre de 2015. E, claro, já avalio a oportunidade de publicar um livro sobre a peregrinação pelo Caminho Sanabrês, o que poderia vir a ocorrer em 2016 – quem sabe, meses antes de embarcar para Oviedo, de onde projeto iniciar minha peregrinação pelo Caminho Primitivo.
Meu retorno em junho deste ano à Europa, a bem da verdade, não se tratou de uma peregrinação como acredito que devam ser as peregrinações – solitárias, apenas você, sua mochila, suas botas e seu cajado, enfrentando os seus e todos os demônios, numa viagem mística mais para dentro do que para fora de si, ainda que as belas paisagens dos Caminhos de Santiago sejam magníficas e exijam olhos curiosos.
Desta vez, viajei em companhia da amada Sandra. Pronto, não foi uma peregrinação! A viagem visou celebrar os 30 anos de nossa união. Não era pouco, mas mesmo assim, para marcar a data, não poderia ser qualquer viagem. Passamos a desenhar o roteiro e surgiu a ideia de, além de comemorar nossos 30 anos e também iniciar minha companheira nos mistérios do Caminho de Santiago, também festejarmos o 8º centenário da peregrinação de Francisco, de Assis a Santiago de Compostela, realizada em 1214.
Ora, vamos fazer o Caminho de Assis a Santiago de Compostela!
A pé estava fora de cogitação. Afinal, a travessia da Itália, França e Espanha compreende mais de 2.500 quilômetros, o que exigiria cerca de 100 dias caminhando. Não tínhamos tempo, não estávamos preparados física e psicologicamente, enfim, iríamos viajar juntos. O roteiro, enfim, passou a ser traçado utilizando trem, ônibus, carros e, aqui ou ali – especialmente no trecho de Espanha, por onde já havia peregrinado – seria possível caminhar ao lado de Sandra e colocar nossos pés sobre as pedras do Caminho...
Este é o contexto de Pedras do Caminho.
Toda a preparação para a travessia de Assis a Santiago de Compostela está no Blog com Cebola. O trecho de Itália, também. Ao postar o trecho de França, contudo, a falta de espaço permitiu a inclusão apenas do texto, sem fotos. Inconformado, decidi paralisar o Blog com Cebola e passei a avaliar um novo espaço para continuar relatando minha relação com o Caminho de Santiago.

Nenhum comentário:

Postar um comentário